Projeto trabalha redes sociais com pessoas acima de 55 anos de idade

Pessoas com idade acima de 55 anos e que tenham interesse em aprender a manusear redes sociais, especialmente o Facebook, poderão ser beneficiados pelo projeto "Compartilhando a Terceira Idade", desenvolvido pela jornalista Leane Fonseca. A aula inaugural do curso, previsto para ocorrer no próximo dia 06 de maio, abordará, de forma prática e didática, como usar as ferramentas básicas oferecidas pelo site de relacionamentos, como curtir, compartilhar e postar fotos, bem como configurações de segurança e privacidade.
Ela afirmou que esses comandos, simples para muitas pessoas, ainda é de difícil compreensão principalmente para idosos devido à falta de uma orientação adequada. E que a aula, que terá duração de quatro horas, será dividida em duas partes: uma rápida introdução à ferramenta, com orientações de como inserir o endereço do site, como colocar o e-mail e senha e dicas de segurança e a prática, que corresponderá a maior parte da carga horária e terá orientações sobre como usar as ferramentas básicas, como curtir, postar e compartilhar fotos e mensagens e ainda as configurações de segurança e privacidade.
"Para que os alunos possam compreender as orientações de uma forma leve, elaboramos um guia rápido e prático para auxiliar quem possui conta no Facebook a se tornar um usuário ativo, precavido e independente, como também para os que gostariam de abrir uma conta e temem não se adequar a plataforma virtual. A aula será ministrada em apenas uma manhã, mas quem tiver dúvidas, poderá entrar em contato comigo através do whatsapp ou o próprio Facebook, já para ir treinando o que foi dito em sala de aula", explicou.
Especialista em Estratégia de Comunicação em Mídias Sociais, Leane disse que médicos geriatras estão recomendando o uso de redes sociais como forma de interação e socialização para idosos e que o computador tem se tornado um grande aliado para estimular a memória e aprimorar os conhecimentos. E que, nos Estados Unidos, por exemplo, já existem espaços interativos voltadas para pessoas com mais de 50 anos, com jogos para estimular o potencial cerebral e dicas sobre a saúde e alimentação.
"Há alguns anos atrás, as pessoas mais velhas pouco utilizavam as tecnologias e, quando o faziam, era para se informar com as notícias. O cenário mudou. Atualmente, a web está fazendo parte do cotidiano dos aposentados e o número de usuários com mais de 65 anos vem crescendo percentualmente desde o ano de 2008. Hoje, os idosos representam mais de 3% da população de usuários das redes sociais brasileiras. E ainda podem ter a saúde mental beneficiada", disse.
Inscrições podem ser feitas por telefone
A aula inaugural do curso está prevista para o dia 06 de maio e os interessados podem se inscrever na sede da Microlins Zona Sul, na Avenida Ayrton Senna ou pelo número 9111-8404. "O objetivo é diminuir a exclusão daqueles que nasceram e viveram toda a vida na era analógica e, agora, inseridos na era digital, desejam também estar presentes de forma atuante e consciente nas redes sociais, um espaço relacionado por eles como de liberdade de interação", falou.

0 Comments:

Postar um comentário