Dilma: irei ao Senado, pois acredito na democracia deste país

:  
A presidente eleita Dilma Rousseff participou, nesta terça-feira (23), de ato em Defesa da Democracia, em São Paulo. O ato foi organizado pela Frente Brasil Popular e movimento Brasil Sem Medo. No encontro, que reuniu centenas de pessoas, Dilma disse que o golpe em curso no país é "um ataque de parasitas à árvore da democracia". "Eles assumem lentamente o controle de partes da árvore", disse.
Ela também falou da sua decisão de ir ao Senado se defender. "Eu vou no Senado, porque eu acredito na democracia desse país. Eu devo isso ao povo brasileiro. Temos que evitar esse mal, esse impeachment sem crime de responsabilidade, evitar um mal maior. Vou lá não porque acredito na beleza de meus olhos. Tenho absoluta clareza do que estão fazendo. Sei que é injustiça. Não estou me vitimizando, mas sei que é injustiça quando se condena alguém sem motivo. Não fui obrigada a me suicidar, no fui obrigada a pegar um avião para ir para o Uruguai, porque temos uma democracia que construímos. Minha presença é muito incômoda, extremamente incômoda", afirmou.
Dilma tratou ainda do fato de não ter participado dos Jogos Olímpicos do Rio. "Eu e Lula fomos esquecidos. Organizamos os móveis, a casa, e no dia da festa nos proibiram de entrar na festa", disse.
Abaixo os principais trechos do discurso:
Eles começaram com decretos, depois usaram pedaladas fiscais. Eram seis decretos, foram caindo decretos pelo meio do caminho, agora são três decretos, meras ações de governo
Em relação às pedaladas fiscais, nós financiamos sim a agricultura familiar e a agricultura comercial. O TCU tomou decisão diferente que tomavam
Esse processo de impeachment é uma fraude. Motivo: a democracia é um incômodo. Sustaram o voto popular. Substituíram o sufrágio popular
Nunca tive contas no exterior. Do que me acusam? Me acusam de exercer a atividade de gestão usando as mesmas regras de todos os presidentes que me antecederam
Realizam um brutal ajuste contra a saúde, a educação, a cultura, os programas habitacionais. Querem fazer uma grande privatização das riquezas do país, sobretudo o pré-sal. Falaram que não conseguiríamos extrair. Provamos que tínhamos condições de fazer, conseguimos extrair em menos de seis anos o que conseguiram em 100 anos. 
Nenhum governo do mundo inteiro torna livre a compra de terras por estrangeiros
Temos que resgatar a questão da desigualdade. No meu governo e no de Lula, colocamos em pauta.
Temos que ter também muita preocupação com a flexibilização da questão trabalhista
O golpe não é apenas militar, é uma nova versão que passou a ser implementada na América Latina. É golpe parlamentar. Um ataque de parasitas a árvore da democracia. Assumem lentamente o controle de partes da árvore
Golpe militar é um machado derrubando a arvore, que derruba de uma vez o sistema democrático. No golpe parlamentar, parasitas assumem lentamente o controle
Eu vou no Senado porque eu acredito na democracia desse país. Eu devo isso ao povo brasileiro. Temos q evitar esse mal, esse impeachment sem crime de responsabilidade, evitar um mal maior. Vou lá não porque acredito na beleza de meus olhos. Tenho absoluta clareza o que estão fazendo. Sei que é injustiça. Não estou me vitimizando, mas sei que é injustiça quando se condena alguém sem motivo. Não fui obrigada a me suicidar, no fui obrigada a pegar um avião para ir para o Uruguai, porque temos uma democracia que construímos. Minha presença é muito incômoda, extremamente incômoda. 
Assisti às Olimpíadas de dois jeitos: a luta de Lula para trazer para o Brasil foi um grande esforço. Depois nós construímos as condições. O Brasil mostrar sua competência. Nós nos orgulhamos de passar de 23º para 13º. Ficamos muito orgulhosos, porque fizemos os programas. Lula e eu com o Bolsa Podium, reconhecendo o papel das Forças Armadas, tenho mais orgulho porque beneficiou nossos atletas negros. Não tenho nada contra os loiros de olhos azuis, mas tenho orgulho porque beneficiou os negros. Eu e Lula fomos esquecidos. Organizamos os móveis, a casa, e no dia da festa nos proibiram de entrar na festa.

0 Comments:

Postar um comentário